Fico feliz que o Rafael tenha voltado à ativa. Como está em Curitiba, intimei-o a assumir o posto de ombudsman do blog e ele já se considera o crítico oficial. Suas tiradas são excelentes e o enoblog não é o mesmo sem seus comentários.
A Juliana esteve aí cobrando a publicação da champagne, mas ainda está devendo sua opinião. Recobro!
TERROZO DOURO DOC 2001
O Terrozo é um bom Douro DOC feito de Baga de Touriga. Provado no meio do ano em degustação fez o maior sucesso. Limpamos a Vino!Batel na ocasião.
Este reencontro com ele foi para dissipar meu ceticismo em beber vinho com carne de churrasco e confirmar o bom desempenho daquele dia. Encomendamos costela e cupim e forcei a barra em tomar este 2001 que já estava 6 meses deitado.
Decantado imediatamente após aberto, foi consumido com uma hora de descanso. Se a cor não era de vinho envelhecido, apresentou alo aquoso para testemunhar a idade.
Começou com madeira marcante, porém agradável. Aroma de baunilha típica do carvalho francês. Na boca estava bem seco e balsâmico, excelente para "limpar" a gordura da carne.
Com o tempo os aromas frutados cresceram, especialmente de cerejas em calda. A boca também evoluiu, revelando taninos interessantes e especiarias.
A prova foi muito boa e me convenceu de que vinhos estruturados e tânicos vão com carne. Os Malbec e Tannat do novo mundo que me aguardem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Esquci de dizer que já está no prelo a relação dos meus destaques de 2006.
Devido a extensão do trabalho de organizar os dados (muitos dos vinhos não estão blogados) preferi preparar mais a lista antes de publicar.
Leonardo que o ano de 2007 seja bem regado por boas pingas.
Um abração super amigo
Meu caro, venho apenas desejar uma boa entrada em 2007, que o ano novo seja pródigo em bons vinhos. Saúde!
Olá Leonardo,
O site tá excelente!
Parabéns pela sua contribuição.
Nos vemos por aí.
Um forte abraço,
Azevedo
Postar um comentário