quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Marques del Turia Bobal-Syrah 2006

O blog Viva o Vinho! publica o que não beber também. Com muita coragem vamos encarar a descrição deste vinho!
Comprei o Marques del Turia no evento de vinhos do Angeloni, na temporada de inverno de 2008, quando os mercados fazem eventos para chamar atenção do consumidor.
Na hora considerei o vinho mais barato da vinícola razoável (que estava sendo servido) e resolvi trazer o intermediário para provar em casa, mas com uma pulga atrás da orelha porque, dependendo da ocasião, certos vinhos passam por melhores do que realmente são. Você está ali no evento, curtindo uma noite de vinhos. Tudo acaba parecendo um pouco melhor do que uma análise mais atenta revelaria.
E foi o caso do Marques. É um tinto meio Syrah, meio Bobal, da Denominação de Origem Valencia, na Espanha. Aparetemente, Bobal é uma cepa comum na região. Vinho com aroma químico e incômodo. Desequilíbrio alcoólico evidente já no olfato. Aquece as narinas e dá sensação ruim. Lembra vinhos de Izabel, Bordô e cia. Confirma a péssima sensação olfativa no palato. Fiquei surpreso com o resultado da pontuação objetiva. Parece ter pouca relação com vitis vinifera. 12,5% de álcool. VV!70.

Não quero, contudo, desestimular as aventuras. Quanto mais provarmos e ampliarmos nosso leque de experiências, mais seremos capazes de entender dos mistérios dessa bebida tão deliciosa e tão complexa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo,
Dê uma olhada no post do Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos
sobre a visita que fizeram ao Edvino.

http://vivendovinhos.blogspot.com/2009/02/brincando-no-edvino.html

Beber em taça proporciona a oportunidade de apreciar um espetáculo de aromas e sabores, boa pedida.

O Cristiano traduziu bem o clima de confraternização, mesmo assim estou esperando tuas considerações.

Anônimo disse...

Para não errar, visite a importadora Luistana de Vinhos e Azeites. Ela tem excelentes rótulos portugueses das mais variadas regiões como terras do Sado, Dão, Bairrada, Alentejo... Segue site, conhecia pouco tempo e já sou fã de carteirinha. www.lusitanadevinhos.com.br (11) 4508 8880. Vale a pena conferir. Caso esteja de visita em SP, nos proximos dias 10 e 11, jante no restaurante A Casota, pois, a importadora harmoniza rótulos de produtoras portuguesas para comemorar o Dia Interncional das Mulheres.

Queisse disse...

Mais um mico... risos!
Pois é, mas valem as experiências, não é?
Continuamos com as taças cheias de bom vinho (na maioria das vezes).
Beijos
Queisse