domingo, dezembro 26, 2010

Bandol

É necessário homenagear meu irmão, que proporcionou a excelente experiência de provar um Bandol.
A AOC Bandol é uma região do sul da França, ao Leste de Marseille. A Provence é conhecida pelos rosés (e logo postaremos uma degustação incrível com um rosé), mas Bandol é a região que faz bons tintos com altos percentuais de Mourvèdre.
O Château Jean-Pierre Gaussen é tratado como uma das casas tradicionais e reputadas. A adega foi construída incrustrada na pedra, mas conta com maquinário moderno. o rendimento do pequeno vinhedo de 12 hectares é de 35 hectolitros cada.

Château Jean-Pierre Gaussen Longue Garde 1999
Abrimos o vinho com pelo menos uma hora de antecedência e felizmente decantamos na hora de servir, pois havia borras. As referências on-line mostravam boas experiências com o vinho na mesma proporção de algumas garrafas de 99 já passadas.
Para nossa felicidade, este estava excelente, no ponto de ser bebido. No aroma de boa intensidade era predominante a característica animal, com alcaçuz. Muito seco em boca, os taninos predominaram, associados com uma agradável mineralidade. Só ficou devendo um pouco em harmonia e permanência, todavia é um vinho com a rusticidade esperada. Um vinho de verdade, com as peculiaridades próprias da Mouvèdre de Bandol. 13% de álcool. €15,00. VV! 89.

2 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

Grande Leonardo!

Muito bom ver seus posts...

Um ótimo Natal e que 2011 seja pelno em realizações.

Forte abraço!

Nana Roig disse...

Ahhh..legal teu blog! Obrigada pela força!Hoje escreví no orkut da QIC....Acho ela uma fofa..uma queridona que caiu do céu na minha vida! Espero que vcs tenham um MARAVILHOSO 2011...com muita saúde, muito amor e sucesso! Bjs, com carinho, Nana.