segunda-feira, março 17, 2014

Epu 2009 - Viña Almaviva S.A.

Epu na língua indígena quer dizer "segundo". Este é, de fato, o segundo vinho da magnânima vinícula Almaviva em Puente Alto, no Chile. O vinhedo fica praticamente na região metropolitana de Santiago e é de impressionar que se mantenham cultivos da mais alta qualidade cercados de avenidas imensas, shoppings e condomínios residenciais. Ali nascem dois dos vinhos mais caros do Chile: Almaviva e Don Melchor.
O discurso do empresa é que o Epu é feito com as mesmas uvas do Almaviva, porém de lotes que são identificados como de menor potencial de guarda. Aliás, faz-se bem menos Epu que Almaviva (algo como 10%), o que é um ponto em favor para acreditarmos na versão deles.
O Epu tem distribuição limitada e diz-se que não é muito exportado. No mercado brasileiro realmente não era encontrado no passado próximo. Felizmente hoje é possível comprar o 2011 na Wine.com por R$230,00. Fui in loco fazer a visita ao vinhedo e aproveitei para trazer algumas garrafinhas para o Brasil por menos da metade do preço. Meu plano é tomá-los de 2 em 2 anos para acompanhar a evolução.
Corte predominante de Cabernet Sauvignon com Carménère, Merlot e Cabernet Franc.
 Visual ruby brilhante. Aroma fresco, complexo e delicado. Predomina alcaçuz, mas há notas minerais, de canela e abaunilhado da madeira. Bela acidez no gustativo, taninos bem presentes, elegantes e vivos. Final longuíssimo. Equilíbrio ótimo entre corpo e madeira.
VV!91.

Nenhum comentário: