sexta-feira, janeiro 19, 2007

Comparação de Safras

Com muitos vinhos pela frente, particularmente brancos, tenho de publicar logo para acompanhar o passo. As provas são muitas e o janeiro quente que faz aqui chama sempre a tomar vinhos a baixas temperaturas em busca de frescor.
A recorrência de algumas marcas por simpatia pessoal e disponibilidade no mercado permitirá estabelecer pequenas diferenças em safras e faixas de preço.
De pronto, com este post é possível comparar as impressões entre os Santa Helena Reservado Chardonnay 2005 e 2006.

ADOLFO LONA BRUT ROSÉ
Este espumante ficou meio ano aí parado na adega (não climatizada). Estava até com medo de que já estivesse estragado, mas ao abrir apresentou boa espumação com bolhas finas e abundantes. A cor é salmão. O aroma muito fechado me lembrou maçã. A descrição da vinícola é "vinoso". A boca é sem frescor e alegria que espero em espumantes. Não me agradou, talvez até por eu não conhecer muito espumantes rosés. 12% de álcool. Comercializado na In Vino Veritas.

SANTA HELENA RESERVADO CHARDONNAY 2006
Cor amarela. Este chileno da confiável Santa Helena tem aromas ainda mais frutados que o 2005 (post anterior). Agrada-me muito mais esse frescor de fruta. A boca tem as características que esperamos da Chardonnay com algum amanteigado. Interessante que ao circular o vinho por todo paladar as laterais da boca são bem estimuladas como o 2005. Fico com o 2006! Menos amargor no final. 13% de álcool. Ainda caros R$19.00 no Mercadorama.

PERIQUITA BRANCO 2005
Um vinho bem diferente dos brancos antes provados. Este primeiro português de 2007 lembrou-me um pouco o Gewurz nacional, adicionado de bom frescor. Bem aromático, é "adocicado" no palato e no olfato lembrando, este sim, goiaba. Branco português é tiro certo. 12.5% de álcool. Em torno de R$20.00 no Mercadorama.

Notei que o Santa Helena 2005 e o 2006 possuem sutis diferenças em prol do último. Uma preocupação minha é sempre ressaltar as circunstâncias do vinho, pois companhia, evento e condições de consumo pesam em minhas impressões sobre o bebido.
Do 2006, fui eu quem controlei a temperatura e certamente estava mais baixa que a do 2005. Melhor seria ter feito prova vertical ao mesmo tempo em forma de degustação.
Posto tudo na balança meu escolhido é o 2006.

Adquiri a preço justo (enfim) o Santa Helena Siglo de Oro Chardonnay no Mercado Municipal de Curitiba. Ele é um passo acima em qualidade da linha Reservado. Provarei em breve!

14 comentários:

Unknown disse...

O Adolfo Lona é autor de um ótimo livro sobre vinhos, especialmente para quem não está atrás de erudição, mas sim de aprender a apreciar melhor os vinhos.

Anônimo disse...

Ainda tô vivo!
Aqui em Salvador devia ser proibido vender vinho tinto, como dizem os baianos: "Faz um calor da porra nessa cidade!"

Anônimo disse...

Oiss...
Quando vem tomar um vinho aqui na Italia???
Bjos!!!

Administrador disse...

Leonardo, os amigos do Vivinhos (Anny e Edgard) não encontraram o Lovara para a primeira degustação de nossa confraria. Isso poderá ocorrer outras vezes, mas esperemos que não. Só para lembrar, nosso rodízio ficou assim: o vinho do mês de fevereiro será escolhido por você Viva o Vinho), o de março pelo Edgard e Anny (Vivinhos) e abril pelo Eduardo (Pisando em Uvas). Já está pensando no vinho do próximo mês?
Abraço!

Anônimo disse...

Leonardo, saudações! Vida longa ao blog! Difícil encontrar um blog sobre vinhos bem escrito, simples e com informações preciosas como o seu. Parabéns! Bem, já li muitos dos seus posts, mas parei neste último, em que se encontra sua avaliação do Adolfo Lona, e resolvi participar. Peço que deguste novamente este espumante rosé. Somente na terceira garrafa (em dias diferentes, é claro) é que passei a apreciá-lo verdadeiramente. Faça isso e me escreva depois para contar, ok? Grande abraço, Frederico (frederico_gromwell@yahoo.com.br).

Anônimo disse...

QUEREMOS MAIS POSTS!

Administrador disse...

Notícias de nossa Confraria Brasileira de Enoblogs: o vinho escolhido para o mês de março foi o RIO SOL CABERNET SAUVIGNON SHIRAZ, da ViniBrasil. A escolha foi dos amigos do ViVinhos. Postagem dos comentários para dia 1º de abril.
Saúde!!!

Anônimo disse...

Oi Leonardo.

Acompanho seu blog há alguns meses. Parabéns por representar Curitiba no mundo dos blogs de degustação de vinhos!

Eu confesso que, atualmente, estou na fase das cervejas (não as pilsen aguadas, cervejas de verdade) e gostei muito de suas avaliações da Eisenbahn e da Bohemia Confraria, minhas prediletas.

Queria pedir a você que não deixasse o "vinho de cevada" de lado e continuasse com posts sobre esta bebida. Sugestão: Eisenbahn Lust - a primeira cerveja no Brasil que passa pelo método champenoise (como a "Deus" belga). Curioso? Eu recomendo!
Um abraço!

Anônimo disse...

Bem eu queria saber se vc ja to mou o cava freixenet cordon negro?
e me diga o que achou caso ja tenha tomado ...
Eu particularmente adorei pois tem preço acessivel e uma verdadeira explosao de coisas boas na bouca ja que e feito no metodo champenoise com as uvas xarello ,parrilada e macabeo.

Anônimo disse...

*boca

Bem queria perguntar para vc qual é o melhor vinho para vc que atendeu as tuas expectativa em todos os sentidos!!!!

se nao quiser falar o nome só me diga o pais de origem!!!

Anônimo disse...

Leonardo,
Tuas férias foram longas demais, volte ao trabaljo de postar comentários.
Laércio

Administrador disse...

Os amigos do Le Vin au Blog escolheram como vinho para este mês o "Oveja Negra Tempranillo-Touriga", da Miolo. Postagem para o dia 1º de maio.
Saúde!

Anônimo disse...

LEONARDO!!!!!
DÊ UM JEITO NO TEU BLOG,
PELO MENOS PARA LIMPA-LO DOS BAGULHOS QUE INVADIRAM O ESPAÇO.
LAÉRCIO

Administrador disse...

Confrades, por indicação do amigo Eduardo Lima, do Pisando em Uvas, o vinho deste mês é CASILLERO DEL DIABLO CARMENÈRE 2005.
Postagens para 1º de julho.
Saúde!!!