domingo, junho 29, 2008

Velha Vinífera #2 - 14/06/2008 - Cab. Sauv. e Merlot

A Velha Vinífera reuniu-se desta vez com 14 confrades e confreiras para estudar um pouco mais sobre o mundo do vinho. Degustação interessante, onde o confronto da América do Sul com franceses foi a marca do evento. Não objetivamos rankear porque os vinhos daqui eram mais baratos. O fundamental era provocar os membros com uma nova experiência de vinhos franceses, pois costumamos beber mais os doces vinhos do novo mundo do que os clássicos complexos de além-mar.

CHATEAU LA GRAVIERE 2000
Apellation d´Origine Contrôlée Lalande-de-Pomerol
Nesta AOC predominam os vinhedos de Merlot, como neste vinho. Um pouco mais escuro, bem brilhante, com suave alo. Madeira delicada, baunilha muito bem integrada. Boca agradável, final fantástico. Este Merlot francês é finíssimo. Taninos redondos e macios. Para mim o melhor da noite. WS 87.
Os aromas mais citados pelo grupo foram baunilha, café e ameixa.

CHATEAU LA GARDE 2002
AOC Pessac-Léognan
Aqui há mais vinhedos de Cabernet Sauvignon (neste vinho próximo dos 45%). Mais claro que o primeiro, ruby com alo degradê. Aroma intenso, alguma mineralidade e flores. Com o tempo o vinho evolui e passa a oferecer tabaco e agradável pimentão. Ainda tem algum tanino como era de se esperar da presença de Cabernet Sauvignon, mas são frescos e bem amalgamados no conjunto. O mais elegante da noite. WS 89.
Os aromas mais citados pelo grupo foram rosas, defumado, especiarias e café.

COCODRILO 2004
Cabernet Sauvignon da linha básica da Cobos, na Argentina. Os rótulos são belíssimos fazendo referência a animais que representam o estilo dos vinhos. Esse Crocodilo lembra a casca grossa da Cab Sauv e a força da acidez e do tanino da uva. Aroma intenso, ataca o nariz, lembrou algo químico e cassis. Para mim o mais simples. WS 87.
Foi o vinho polêmico da noite. Alguns definitivamente não gostaram e para outros estava interessante. Entre os descritores encontrados: canela, baunilha, azeitona, especiarias e acetona.

SANTA RITA RESERVA MERLOT 2006
Este chileno tem aroma de pimenta preta. Provocativo, convida a beber. Herbáceo, agradou muito. Boca suave, adequada, algum tanino, porém delicado. Entre os dois sul-americanos preferi este. (Safra 2005 WS 87 e Safra 2004 WS 83)
A maioria gostou do vinho, mas alguns sentiram certo incômodo com o herbáceo. Foram citados couro, pimenta e doce, rumando para goiabada.

Nenhum comentário: