domingo, junho 29, 2008

Velha Vinífera #2 - Notas de Estudo

Abaixo, notas de estudo para orientar os membros da confraria em sua segunda reunião.

CEPAS
Entre as Vitis Viníferas existem variedades e mutações de uvas que produzem vinhos completamente diferentes.
Cabernet Sauvignon
A pequena casca-grossa. Por ter muita casca e pouca polpa é de baixo rendimento. Faz vinhos austeros, tânicos e com muita cor. Em geral, ruby-violácea na juventude e envelhece para o tijolo. Aromas de cassís nos jovens e cedro nos vinhos evoluídos. Busca-se a harmonia entre fruta, taninos e madeira. Considerada a Rainha da uvas.
Merlot
Uva chave dos grandes vinhos de St-Émilion e do Pomerol. Muito usada nos cortes de toda Bordeaux. Sabor macio e frutado, com cor mais escura. A merlot é colhida bem antes da Cabernet Sauvignon. Na Europa, a primeira em meados de Setembro e a segunda quase um mês depois.


BORDEAUX
Bordeaux é o nome da grande região ao sudoeste francês. Os rios Dordogne e Garonne descem do interior do país em direção ao Atlântico e fundem-se formando o rio Gironde.
A Apellation d’Origine Contrôlée Lalande-de-Pomerol fica ao Norte do Dordogne e é contígua ao Pomerol e a Saint-Émilion. Predominam vinhedos de Merlot, mas se planta em boa escala Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
A AOC Pessac-Léognan é uma região especial à margem esquerda do Garonne, colada na cidade de Bordeaux. Produzem principalmente Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e, em menor quantidade, Malbec e Petit Verdot.

SAFRAS
2000
Uma safra especial. Choveu apenas 1 dia entre o meio de Julho e o meio de Setembro.
Vinhos com suculenta fruta madura, taninos firmes, com muitos apresentando estrutura e profundidade que marcam os melhores vinhos. No Medoc vinhos mais complexos. St Émilion e Pomerol com os mais finos vinhos do ano.
2002
Foi uma colheita menor em quantidade, com vinhos estilosos e bem estruturados, mas que necessitam de tempo em adega. O verão foi mais frio e resultou em chuvas em agosto. Pior para varietais que colhem primeiro: Merlot. Setembro e Outubro foram quentes. Foi a menor colheita desde 1991, mas a tecnologia a salvou. Foi melhor no Médoc que em Pomerol e Saint-Émilion.

Referências:
Bibliográficas:
Larousse do Vinho.
Santos. José Ivan. Vinhos o Essencial.
Rede:
www.bbr.com – Berry Bros & Rudd: Venda de Vinhos na rede.
www.lalande-pomerol.com – Página da AOC Lalande-de-Pomerol.
www.dourthe.com – Dourthe: produtor do La Garde.
http://www.montviel.com– Montviel: produtor La Gravière.
www.winespectator.com – Revista Wine Spectator: avaliações de vinhos e artigos.

Nenhum comentário: