terça-feira, setembro 02, 2008

Velha Vinífera #5 - Notas de Estudo


Degustação #5 – 02/08/2008
Austrália - Enoteca Decanter

Conhecida também como “Down Under”, a Austrália é uma nação de extremos. Seu interior é marcado por uma região árida muito pouco habitada e ao Norte há rica floresta tropical. Devido às latitudes maiores, é só no extremo sul que se produzem vinhos de qualidade. As primeiras videiras foram plantadas em 1836 no Barossa Valley, mas o reconhecimento internacional veio nos últimos 20 anos. A exportação, sempre crescente, teve aumento vertiginoso de 1998 para cá. Para se ter uma idéia, em 2003 foram 524 milhões de litros exportados e em 2007 foram 785 milhões. Curiosamente, em 2007 a produção australiana diminuiu para níveis do início da década, mesmo com a área plantada aumentando. Isso está diretamente relacionado com as condições climáticas extremamente secas da safra.

REGIÕES
Na costa Oeste, ao sul de Perth, a região mais conhecida é Margaret River.
Ao Leste, as principais produções encontram-se não muito distantes das grandes cidades também. Em South Austrália, em torno de Adelaide, temos Clare Valley, Barossa Valley e McLaren Valley e, mais ao sul, Conawarra. Em Victoria, destaca-se o Yarra Valley e, em New South Wales, o Hunter Valley. Faz-se vinho também na ilha da Tasmânia.

CARACTERÍSTICAS
A uva mais característica do vinho da Austrália é a Shiraz, mas há também grandes Cabernet Sauvignons. Entre as brancas, destacam-se Chardonnay, Semillon, Riesling e Sauvignon Blanc. Os produtores australianos procuram plantar muitas uvas diferentes e testam cortes tanto tradicionais como inusitados. Os vinhos australianos têm como uma de suas referências os vinhos do Rhône, até pelo uso de uvas como Shiraz, Grenache e Mouvèdre.
A característica marcante é de vinhos ferrosos, devido à mineralidade do solo. Essa mineralidade é bem favorável aos vinhos brancos, conferindo complexidade comparável aos melhores do mundo. Os vinhos tintos tem bom nível de taninos e são muito encorpados.

Referências:
Rede:

http://www.wineatlas.net/ – Atlas Del Vino
http://www.australianwinespot.com/ – Australian Wine Spot
http://www.winespectator.com/ – Wine Spectator
http://www.wineaustralia.com/ – Site do Governo Australiano

Nenhum comentário: