quarta-feira, dezembro 10, 2008

EDVINO - Bar de Vinhos, Restaurante, etc.

Para uma ocasião muito especial, eu e minha esposa escolhemos jantar no Edvino. Bar de Vinhos com excelente ambientação, decoração detalhista e grande adega, muitos disponíveis em taça. Atendimento personalizado e cozinha de primeira. Mesmo aqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença estiveram presentes nessa noite quase perfeita.

Os pãezinhos do couvert não empolgaram, mas tem um charminho extra servi-los após o consommé. Para nossa entrada, pedimos dois brancos bem diferentes em taças para brincarmos. O argentino Crios Torrontés era perfumado e tinha aroma de lichia, com boca mais pesada, em um estilo com o qual me venho acostumando para esta uva. Em contraste, estava o riesling alemão Anselmann Trocken Qba. Vinho simples, de cor acinzentada, algum cítrico que lembrou limão. Um patamar acima em qualidade na comparação, bem mais elegante que o primeiro.
Os 40 rótulos disponíveis em taça são suficientes para divertir-se muito com isso. Ao invés de pedir uma garrafa, você pode ir pedindo duas ou três tacinhas e curtir uma experiência divertida, como uma degustação. Pode-se provar uvas diferentes, regiões diferentes, harmonizações, ..., tudo na mesma noite.
Para nosso prato principal, porém, solicitamos uma garrafa de Rosso di Montalcino Camigliano. Vinho elegante, com aroma de especiarias no início, doce fruta a cereja, notas de café e um certo defumado. Acompanhou explendidamente os Mignons que pedimos da ótima cozinha do Edvino. Ainda que nos tenham sugerido ao ponto (e já estava delicioso) voltarei para prová-los mal passados, pois não tem nada melhor do que um coração de Mignon tostado por fora e suculento por dentro.
O restaurante possui ambientes muito agradáveis, em geral com meia-luz. O deck não me agradou, mas o jardim de inverno é bem gostosinho. Quem fuma (ou necessita acompanhar fumantes!!!) tem a opção de ir à charutaria, mas bom mesmo é ficar bebericando seu vinhozinho no charmoso jardim, a meio-passo da mesa.
Consumido o Camigliano, era hora de uma sobremesa e um líquido doce. Pedimos um brigadeiro com café e pistache. Jogo de sabores incríveis, que arrancava suspiros a cada colher, mas que não combinava em nada com Château Ramon AOC Monbazillac. Primeiro, curtimos o doce, depois, foi a vez desse excelente botrytizado. Mais fresco e frutado que um Sauternes, apresentou algum floral, melão, maracujá, erva-doce, própolis e a doce baunilha. Que complexidade!
Já podiamos dar a noite por encerrada, mas o sommelier Ewerton Antunes ainda guardou uma arma secreta para o final: Ofereceu-nos uma taça de madeira Justino´s 10 Anos, o que podia passar por uma sugestão simples depois do Monbazillac, mas a combinação com queijo de cabra foi arrebatadora. O Madeira é um vinho forte, que ataca muito, e o queijo cumpriu a missão de fechar um pouco o centro da boca para que se realçasse mais as qualidades do fortificado. Uma experiência nova e marcante que deixou uma impressão final intensa.

Edvino - Bar de Vinhos, Restaurante e etc.
Alameda Presidente Taunay, 533
Ali na paralela à Praça Espanha.
41 3222-0037
Curitiba

5 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

Meu amigo,

Este fds irei a Ctba visitar familiares, não conhecía o Edvino, acho que vai ser nesse sábado!

Forte Abraço!

Cristiano
www.vivendovinhos.blogspot.com

Anônimo disse...

Depois desta, preciso arrumar uma desculpa para visitar Curitiba! Edvino, já está na minha agenda para quando for da próxima vez, valeu!

Anônimo disse...

Melhor do que a experiência deliciosa de ler/comer/degustar o post, só indo ao edvino pessoalmente.
Já esta agendado.

Queisse disse...

Que delícia, amor!!!
Adorei sua descrição. Vai ser difícil criar meu post sem "colar" do seu (risos). Realmente a noite foi fantástica...
A cozinha, a decoração do ambiente, o atendimento, a música criando um climinha, a carta de vinhos... bom demais!
Uma dica excelente para quem quer curtir as delícias da boa mesa (e do amor, não é?) sem pressa.
Foi um presente maravilhoso, só você para aprontar uma dessas!
A-D-O-R-E-I!!!

Anônimo disse...

Eu gosto muito de experimentar distintos vinhos, mas nunca fui a esse lugar.
Geralmente eu compro o vinho e peco algum delivery pela internet de comida, mas algum dia vou experimentar esse lugar que você recomenda.