quarta-feira, junho 01, 2011

Santa Julia Tardío 2008 - CBE

Os amigos da Confraria Brasileira de Enoblogs pediram-me gentilmente para sugerir um tema. Eles são de um cavalheirismo sem igual.
Antes que chegue o inverno, rapidamente optei por vinho branco de sobremesa, pois deve ser bebido gelado na maioria dos casos.
O Santa Julia tem cor amarela fosca, levemente dourada. Aromas florais, frutados e abaunilhados de qualidade e intensidade médias. A boca não apresenta amargores, comuns em vinhos de sobremesa ruins, porém é extremamente doce e untuosa, ficando devendo acidez para equilibrar o conjunto. A cada gole, a sensação de que o vinho é doce demais e será impossível tomar mais uma taça. Enjoativo.
Méritos para a ausência de amargor, mas a acidez é fator fundamental para que o vinho de sobremesa possa estar um passo acima em termos de qualidade. 9,5% de álcool. R$50,00 em garrafa de 500ml na Bergut Niterói. VV! apenas 82.

A vinícola argentina Zuccardi faz outros vinhos maravilhosos. Os tempranillos em qualquer faixa de preço são excepcionais. Clicando no texto, poderá ver o motivo no site da vinícola: inovação. Recentemente, provei o Reserva Tempranillo e estava fantástico para os R$40,00 pagos na Bergut. Desde o Tempranillo/Malbec da linha Fuzion, passando pelo Reserva e indo ao Zuccardi Q. Infelizmente, o Tardío deles não está à altura.

5 comentários:

Administrador disse...

Leonardo,

que bom que voltou a postar para a CBE.

Esse vinho eu já comentei no blog e tive impressões semelhantes. No meu critério de atruir taças, levou 3. Bom, mas sem empolgar.

Abraço.

laércio disse...

Grande campeão,
Eu e a Regina participamos ontem de degustaçãode vinhos portugueses, promovido pela vinhos de portugal, no Castelinho do Batel. Conheci o Marcelo Copello, boas pedra o cara, tipo tranquilão, Deu uma palestra sobre vinhos de touriga nacional, após uma desgustação especial, para pouco convidados, com 10 vinhos top de touriga, ótima experiencia. Depois fui para o salão com as mesas dos produtores e junto com a Regina percorremo várias vinivolas, por email te conto osdetalhes.
Boas de volta.
abraços
laércio

Leonardo de Araújo disse...

Sensacional esse evento de Tugas, hein? Já soube de algumas fofocas, inclusive dos excessos. hahahahaha
Aguardo e-mail de.ta.lha.do.

Brindes.

Laércio disse...

Aguarde o teu Zuccardi Q Tempranillo Reserva - 2006.
Laércio

laércio disse...

Tentei compartilhar teu blog no meu face mas não consegui. Dar uma olhada.
Laércio