quinta-feira, outubro 09, 2008

Velha Vinífera #6 - Notas de Estudo


Degustação #6 – 30/08/2008
Portugal/Alentejo – Enoteca Decanter



É difícil percorrer qualquer área de Portugal sem ter algum contato com a vinha ou o vinho. Por muito tempo foi o artigo de exportação mais importante do país, especialmente no período em que deixou de ser potência marítima mundial, quando entrou em crise o mercantilismo. Durante as grandes navegações desenvolveu-se o vinho Madeira. Já o Porto veio da exportação para a Inglaterra.
É característica fundamental da vinicultura portuguesa o uso de castas viníferas locais. Isso confere ao vinho português muita personalidade. Existem ainda vinhedos antigos onde as diferentes uvas foram plantadas todas misturadas.
Como se pode ver no mapa, são muitas as regiões viníferas de portugal, mas podemos fazer uma divisão mais simples para entender os estilos básicos de vinhos portugueses.

(clique na imagem para vê-la ampliada)

- Portugal Atlântico: Região ao Norte de Portugal à beira-mar compreendendo Vinho Verde, Bairrada e Estremadura. Divide-se do interior por maciços montanhosos. Região de solos arenosos férteis, baixa amplitude térmica e altos índices pluviométricos. São maiores as dificuldades de maturação e os vinhos tintos têm taninos mais duros, favorecendo combinações com carnes. Devido à acidez mais alta, é vocação natural da região os vinhos brancos.
- Vales de Portugal: Podemos destacar os vales do Douro e do Dão, onde se encontram as maiores amplitudes térmicas. São solos pobres de xisto e granito e a vinicultura acontece em região montanhosa, nas encostas dos vales. Os tintos predominam e possuem fama internacional.
- Sul de Portugal: As planícies argilo-cacáreas e arenosas dessa grande região tem maior homogeneidade de castas: Castelão, Aragonez (Tinta Roriz, Tempranillo) e Trincadeira. As uvas francesas encontram mais espaço aqui também com Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay. Fazem vinhos frutados, fáceis de beber, redondos e aromáticos, num estilo que se assemelha aos do Novo Mundo. Esses planos que tornam mais fácil a mecanização da colheita e a irrigação artificial do solo conquistaram o gosto do consumidor português. Os vinhos do Alentejo são os mais consumidos em Portugal.


VINHOS
1. MARQUÉS DE MONTEMOR RESERVA 2005 VR ALENTEJANO
Aragonez, Castelão e Touriga Nacional
2. PLANSEL TOURIGA FRANCA 2004 VR ALENTEJANO
Touriga Franca
3. ALTAS QUINTAS COLHEITA 2004 VR ALENTEJANO
Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet


Referências:
Revista:
COUTINHO, Anibal. Portugal Revisitado em Vinho Magazine. Edição #78.
Rede:
www.academiadovinho.com.br – Academia do Vinho.
www.otd.com.br/images/Roda-dos-Aromas.jpg - Roda dos Aromas Vinho Magazine.

Nenhum comentário: