domingo, setembro 24, 2006

Artero 2002 Crianza Merlot - Tempranillo

Para quem disse não entender muito de vinho, que tinha feito um cursinho na ABS-RJ, mas já fazia muito tempo e tal, a Paola está manjando muito. Na hora engoli o seu discurso, só que você não me engana mais não. Na próxima vez que for ao Rio vamos marcar de tomar algo; sem dúvida!
Ela tem razão, o Rafa sempre foi fera nas tiradas de fino humor. Se ele topar, será contratado com o cargo de "ombudsman". Já escolhi o termo arrumando a bola para a próxima enopiada.
Viva o Vinho já fez um mês de vida e me surpreendi com a quantidade de visitas. Realmente o vinho é um assunto muito procurado na rede. Muita gente vem do google direto para o enoblog. Muitos amigos e amigas já deram suas espiadinhas e também estou divulgando pessoalmente. Que cresça e apareça.
Um brinde a todos e vamos ao vinho:

Artero 2002 Crianza Merlot - Tempranillo
Cheguei em casa ontem e o povo já estava com uma garrafa aberta. Era um Panizzon que havia sido desarrolhado a uns 20 minutos e estavam dando os primeiros goles. Todos de cara feia, mas cheguei para por pá de cal: "Está estragado". Aroma estranho, horrível na boca. Infelizmente ninguém guardou a nota para ir trocar no Mercadorama do Seminário, que aliás tem alto índice de vinho estragado aqui em casa. Ainda bem que este era dos baratos.
Para tirar a impressão ruim Regina foi buscar um vinho melhor e mais garantido. O Artero revelou-se um típico espanhol com cor escura e muita madeira. Abrimos e fomos tomando imediatamente, porém o vinho estava fechado.
No início, aromas de pimentão, oliva e chocolate. Na boca corpo médio e alguns taninos. Final longo, mas eu ainda estava procurando alguma coisa de Merlot que não encontrava.
Para abrir mais rápido, passamos o líquido para o decanter e, já com uns 30 minutos aberto e com maior contato com o ar, melhorou muito. Juntaram-se especiarias aos aromas e a boca ficou muito mais agradável, com frescor que lembrou mentol.
Senti falta da fruta, ofuscada pela madeira. Para quem gosta do estilo é uma boa pedida, todavia eu sempre procuro mais equilibrio entre fruta e madeira.
14,5% de Álcool. R$32,00 no Boulevard.
Acredito que pontuaria 86 ou 87.

Nenhum comentário: