domingo, agosto 24, 2008

Miolo Brut

Entre os muitos vinhos degustados recentemente, este foi um caso diferente.
Abrimos no meio de semana uma garrafa da Miolo Brut e logo veio a decepção, estava choca. O espumtante não tinha borbulha nenhuma e o sabor era estranho.
Estava preocupado com a compra desde o início. Queria tomar a Miolo, em especial, por causa do uso do Método Tradicional de segunda fermentação, mas na garrafa dizia que a expedição era de 2006. Fiquei na dúvida na prateleira do Angeloni Água Verde e acabei comprando mesmo assim. O ideal era que a expedição fosse ao menos de 2007.
Tal referência encontra-se na parte de trás do invólucro da Miolo e vale o elogio à vinícola em informar. Não quer dizer que o espumante é da safra de 2006, pois muitas vezes o licor de tiragem é feito de misturas de safras. Quer dizer apenas que o licor de expedição foi adicionado naquele ano. (Para diferença entre licor de tiragem e licor de expedição, clique aqui.)
Uma vez provada e constatado o problema, decidi voltar ao Angeloni no dia seguinte para trocá-la. A rolha do espumante não volta mais à garrafa nem para quebrar o galho e estou sem rolhas comuns em casa. Não foi fácil acomodar a garrafa no carro com uma tampa que não vedava. Enfim, consegui chegar no mercado sem derramar no estofamento. O atendimento foi bom e como levei a garrafa sem consumir muito de seu conteúdo foi simples a troca.
O problema era saber se arriscava outra Miolo. Perguntei ao pessoal do Angeloni, dos poucos mercados de Curitiba que mantém funcionário exclusivo de vinho na loja, se eles não achavam que todas as garrafas de 2006 estavam estragadas e eles disseram ser a primeira vez que houve devolução.
Acabei pegando outra para tentar neste final-de-semana porque eu também queria tirar a dúvida. A sensação final ainda é de interrogações. Esta última garrafa estava íntegra, mas o que encontrei nela não era o que esperava. Tenho em boa conta a Miolo Brut e acabei um pouco decepcionado com esta prova. Será que essa, mesmo estando adequada ao consumo, já não está meio passada? Só provando outra com tiragem mais recente para comprovar.
DICA: Notei que muitos espumantes nacionais trazem em algum lugar o número do lote. Pelo que percebi quando começa com L07 significa um lote de 2007. Já tem L08 no mercado. Atente para este detalhe em suas compras futuras.

A avaliação da segunda garrafa de Miolo Brut, ainda que sob suspeita:

MIOLO BRUT
Expedição 2006. Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. A Miolo informa também que o espumante passa 18 meses nas caves entre tiragem e expedição. Uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Cor palha. Bolhas bem finas, mas não tão abundantes. Aroma frutado e de pão. Boca bem ácida, lembrando frutas cristalizadas e pão. Espumante agradável, mas fica faltando algo. Esperava mais maciez e complexidade, esta última exatamente pelo uso do método tradicional (champenoise). Acabou perdendo pontos em Aspecto, Intensidade Aromática e Complexidade. 12% de álcool. VV!82. Caros R$29,90 no Angeloni Água Verde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Empresa conclui em 2009 investimento de R$ 4 milhões na modernização e ampliação da produção de espumantes pelo método champenoise.
O Miolo Brut, elaborado pela Vinícola Miolo no método champenoise (tradicional), foi eleito o melhor espumante nacional no teste às cegas promovido pela revista Veja São Paulo. Cinco especialistas convidados pela publicação degustaram doze espumantes brasileiros.

Analisaram a aparência, o aroma e o sabor das bebidas. Cada um deu notas de 0 a 100. A média das avaliações conferiu ao Miolo Brut (Vale dos Vinhedos/RS) 84,2 pontos, a mais alta de todas. “Entre os degustados, foi o de paladar mais persistente, de efeito mais prolongado na boca”, declara à revista Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano, um dos avaliadores do teste, juntamente com a sommelière Alexandra Corvo, o editor de gastronomia de Veja São Paulo, Arnaldo Lorençato, o colunista de vinhos da Folha de S.Paulo, Jorge Carrara e o diretor da Associação Brasileira dos Sommeliers, Mario Telles Jr.
RESUMINDO VOCE NAO CONHECE ´PORRA NENHUMA E SE VOCE FOSSE ESPERTO NAO COMPRARIA ESPUMANTES NO MERCADO E SIM EM UMA ADEGA.
FALOU MEU CARO!!!