segunda-feira, julho 14, 2008

Quejos e Vinhos 2008 Angeloni

O Angeloni comemora 50 anos com Feira de Queijos e Vinhos. Aqui em Curitiba acontece entre os dias 03 à 20 de Julho de 2008, funcionando de terça a domingo no piso superior do Supercenter Angeloni Água Verde.
O Ingresso custa apenas R$2,00 e vale a pena. Estive no evento três vezes já. Pude provar inúmeros vinhos. Alguns ruins, mas outros já razoáveis e encontrei algumas boas surpresas na gama inferior de preços. Essa realmente é uma boa oportunidade para o consumidor tentar encontrar alguns rótulos para seu dia-a-dia.
Os stands de vinho estão organizados por região ou país e se o visitante for cedo e der várias voltas na feira, ao retornar para o mesmo stand provará um rótulo diferente. O pessoal que serve tem nível razoável de orientação.
O único defeito é que as luzes tornam o ambiente quentíssimo e as apresentadoras (que não são sommeliers) tem sérias dificuldades em achar a temperatura ideal. De vez em quando topei com sopas de vinho e com geladinhos de trava-língua.
Participei do curso "Terroir Brasileiro, a Evolução" da Miolo. Primeiramente, o curso não abordou o tema, apenas descreveu as terras e a gama de produtos Miolo. Esperava uma ligação do título com a excelente produção da empresa que não aconteceu.
Foram servidos sopas de vinho durante a hora e meia massante de curso. O palestrante era um representante que não mostrou a que veio.
Não sei como produtores e importadoras permitem que seus vinhos sejam apresentados dessa maneira. O consumidor esta ali, de braços abertos, louco para provar algo diferente, recebido com sorrisos pelas moças que servem ao invés da fileira inerte de centenas de garrafas da gôndola.
Há um efeito psicológico em eventos. Ficamos sujeitos a achar o "mais ou menos" bom. Estamos de guarda arriada. Certamente muitas prováveis vendas estão sendo fechadas ali. Reforçam-se nomes, constrói-se cultura em torno das marcas... e eles perdem essa oportunidade. Impressionante!
Estou disponível para consultorias em eventos!!! (Risos.)Até eu rio, parece piada, mas falo sério. Deixe-me num desses que não haverá erro. É tão simples e tão difícil. Só falta gente qualificada.
Voltando ao assunto.. sobre a feira em si, saí com boa impressão. Tanto que voltei com amigos e com a família. Uma tacada certeira do Angeloni em Curitiba.
Como já é dia 14/07 e a feira termina dia 20, corra que ainda dá tempo de conferir.
PS: Não sei onde guardei uma das minhas anotações, quando achar publicarei a relação com algumas opiniões dos destaques.

3 comentários:

Michael Genofre disse...

Realmente, espaços como o promovido pelo Angeloni, apesar dos pesares, realmente são muito bem vindos. Degustar queijos e vinhos e numa estrutura que se vê em poucos lugares e por tão poucos reais de ingresso são eventos genuínos em nossa cidade. Mas, alegra-me que o interesse pela enofilia aumenta consideravelmente em nossa cidade. Uma outra opção, já não tão popular quanto Angeloni, é a que ocorre toda primeira terça de cada mês no restaurante Babilônia. Geralmente comandada pelo Luiz Groff (que tive a oportunidade de conversar com ele recentemente e me sentir muito bem ao ser bem recebido, apesar de minha iniciante vida enófila).

Os vinhos Montes Alpha, além de sua excelência em produzir excelentes vinhos, apetece paladares brasileiros com maestria. A cepa Pinot representa para essa casa um verdadeiro desafio, e pelos especialistas tem sido bastante elogiado. Juntando uns trocados daí e eu daqui, aceito com prazer o desafio de experimentarmos juntos essa novidade.

Ainda aguardo suas avaliações caso ache as benditas anotações. Principalmente daquele Porto e o daquela Tardia.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Leonardo!
Estive também na feira de vinhos e no curso TERROIR BRASILEIRO DA MIOLO E DA SALTON, estarei hoje na aula da vinicola AURORA. Ao contrário de sua opinião sobre a esplanação do EDUARDO MACHADO ARAÚJO, fiquei com uma impressão muita boa da palestra dele, sou de STA FELICIDADE e por lá temos 'quentão e sobremesa de sagu ' estou a pouco tempo degustando vinhos, graças a meu irmão mais jovem que vive em SÃO PAULO e aprecia vinhos [ viaja muito ] trabalha na AMBEV e lançou recentemente o GUARA ...
Saí da aula e comprei meu primeiro vinho - FORTALEZA SEIVAL TEMPRANILLO - MIOLO SAFRA - 2006
No segundo dia com SALTON CLASSIC
TANNAT SAFRA - 2007
Quero continuar ... e ingressar neste mundo saudável e alegre do vinho - parabéns pelo BLOG
tenho um que falo sobre CURITIBA -
http://jotulio.blogspot.com
e gostaria que me escrevesse tbm.
tulio_joseane@yahoo.com.br
abraços fraternais.

Queisse disse...

Muuuuuito bom!!!
Tomara que vire uma constante essa iniciativa do Angeloni...
Você sempre "descobrindo" programinhas legais... foi uma grata surpresa!
Apesar de também me decepcionar um pouco com o teor da palestra (que indicava um tema e fugiu dele) e com a temperatura dos vinhos (hora gelados, hora sopinhas) valeu a pena: Além de divertido com os amigos, romântico com seu par, aproximador com a família... o evento foi educativo tanto no sentido de "como ser", como no de "como não ser"... críticas à parte, valeu a pena a caminhada de horas lá em todas as vezes... nem víamos o tempo passar!
Beijos, amor!!!