quinta-feira, julho 24, 2008

Velha Vinífera #4 - 12/07/2008 - Sangiovese

A degustação foi realizada na Vino! Batel. Infelizmente, mesmo tendo preparado a degustação, não pude estar presente devido a compromissos profissionais. Os confrades relataram que o primeiro vinho foi o diferencial da noite, mesmo não sendo um Sangiovese da Toscana. Fiquei também muito curioso com o Falesco e pretendo prová-lo em breve.

Agradeço ao pessoal da Vino!Batel por ter recebido muito bem os confrades. Vamos ao material de estudo da noite:

SANGIOVESE
Relembrando um dos vinhos da Escorihuela Gáscon na degustação anterior, vimos que a Sangiovese é uma uva italiana que faz vinhos leves, ácidos e saborosos. Atinge grandes resultados especialmente na Toscana. Os vinhos dela são muito gastronômicos, favorecendo combinações com massas de molho vermelho não tão encorpados, menos condimentados e pratos leves.

TOSCANA
As denominações de origem mais conhecidas são:
Brunello di Montalcino: Região especial em Montalcino de solo argiloso petrificado onde se desenvolveu o clone Sangiovese Grosso. Lá também é feito o Rosso di Montalcino, um vinho ótimo feito de uvas não tão excepcionais como as do Brunello.
Chianti Clássico: produzido na região clássica entre Siena e Firenze.
Chianti Rufina: produzido nas proximidades de Rufina, perto de Firenze(direção nordeste), não confundir com Chianti Rufino de garrafa empalhada e de baixa qualidade.
Chianti Montalbano: produzido próximo a Montecarlo, entre Pistoia e Firenze (direção noroeste).
Colli Fiorentini: produzido nos arredores de Firenze.
Colli Aretini: produzido nas proximidades de Arezzo.
Colli Senesi: produzido próximo de Siena.
Colline Pisane: produzido nos arredores de Pisa.
Montespertoli: área pertencente à Siena, mais ao sul (DOC desde 1997).

Notabilizaram-se na região vinhos produzidos fora das normas das denominações de origem. Muitos desses vinhos “ilegais” são rotulados com a denominação IGT. Ganharam o apelido de Supertoscanos por serem modernos vinhos feitos com percentuais de uvas francesas proibidos pelas regras.

(clique na imagem para melhor vizualizá-la)

VINHOS
FALESCO SANGIOVESE UMBRIA IGT 2006
Segundo a Wine Spectator este vinho apresenta belos aromas de amoras esmagadas e flores num corpo cheio, com taninos bem integrados e final limpo de baunilha e frutado. 13% “Smart Buy”. WS 90 e Robert Parker 90!

ROSSO DEI NOTRI 2006 IGT TOSCANA
A Tua Rita produz vinhos que são avaliados 95 pontos ou mais em todas as publicações mundiais. Este é o vinho mais simples da vinícola, composto por 60% sangiovese cortada por merlot, syrah e Cab. Sauv. Segundo a WS, fresco e limpo, com frutas vermelhas, violeta e mineral. Corpo médio com taninos bem integrados e bom final frutado e mineral. Um pouco curto. 13,5% WS 86.

CAMPO CENI 2003 IGT TOSCANA
Vinho que representa um estilo moderno na linha da vinícola Barone Ricasoli. Desde o século XII se produz parreiras e oliveiras em torno do Castello di Brolio. Este vinho foi descrito pela WS como sendo terroso, com ameixas e folhas secas. Corpo cheio, com final de frutas maduras. Não é para se empolgar, mas um bom vinho. 13,5% WS 82.

Referências na Rede:
http://www.tuarita.it/ – Tua Rita
http://www.estaçãodovinho.com.br/ – artigo de Manuel Luz
http://www.winespectator.com/ – Revista Wine Spectator: avaliações de vinhos e artigos.
http://www.micheleshah.com/ – Michèle Shah – Wine, food and travel writer

2 comentários:

Laércio disse...

Caro Leonardo,
A idéia,inserir mapas da região produtora de vinho é bem-vinda, bem instrutiva, didática. Espero que, sempre que puder, utilize esta ferramenta.
Abço

Queisse disse...

Onde estão os posts dos nossos confrades???
Estou curiosa sobre as anotações, pessoal!