quinta-feira, julho 31, 2008

Mercado Municipal de Curitiba

Entre os lugares mais baratos de comprar vinho na cidade estão as lojas de vinho do mercado municipal, além de ser um ótimo passeio para o fim-de-semana. Tem aquele aroma confuso típico das verduras e frutas misturadas, a agitação das pessoas passando com sacolas pra lá e pra cá e os feirantes com seus jalecos azuis.
No mercado há muitas barracas de frutas e verduras, como não poderia deixar de ser, mas ao contrário do que muitos podem pensar não são os produtos comuns do dia-a-dia. Lá encontramos aquele tempero mais raro ou aquela fruta exótica também.
Lojas onde a gastronomia fina tem espaço são muitas: massas importadas, temperos orientais e produtos frescos são o que mais vemos. Recentemente, abriram cafés e docerias.
Um programa excelente para sábado é almoçar com família e amigos, depois passear pelas vendas, fazer compras nas lojas e ir pesquisando preços de vinhos. Ao final, comprar umas garrafas para rechear a adega.
Difícil é sair de lá sem um queijinho Vincent, um Prima Dona e presunto parma na sacola. O almoço no mercado é concorrido e chegar cedo evita esperas e filas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara ,
Bela lembrança, justo agora, neste dia 02 de agosto-sábado que o mercado completa 50 anos.
Sem esquecer das frutas brasileiras e importadas, dos doces, das castanhas,das frutas secas, dos pistaches iranianos, da lojinha de produtos diet, das azeitonas, pepinos em conserva, os mais variados tipos de feijão, dos vongoles para cometer um "espaguete ao próprio" e do meu preferido para complementar minhas saladas, o alcaparrão, especialmente o espanhol Raiola, fuja dos marroquinos. Vamos parar por aqui que a lista é interminavel.

Leonardo de Araújo disse...

Acredito que seja a comemoração de 50 anos "deste" Mercado Municipal de Curitiba, pois Curitiba teve o Mercado em outras sedes no passado.
Comentário excelente. Realmente no Mercado tem tudo isso... e já estamos com vontade de uma gastronomia refinada novamente. Que tal um almoço num domingo desses? (Já fica a cobrança, hehehe).

Rafaela disse...

Uma boa dica para quando voltarmos a Curitiba, cidade que gostamos muito e onde degustamos nosso primeiro vinho juntos - e o primeiro vinho do nosso blog. :)
Abraços
Rafaela

Queisse disse...

O post está me remetendo ao "se perder nos labirintos" do mercado...
O Laércio já fez a lista das compras, você já fez a quase "intimação" para o almoço domingo e eu estou assinando em baixo... e cobrando!
Vamos???