sexta-feira, agosto 25, 2006

Decanter Wine Show - 23/08/2006

Escrevo este post tentando traduzir um pouco mais o evento em si. A importadora Decanter realiza-os em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para comemorar seus dez anos comercializando vinhos para o mercado brasileiro.
Adquiri o ingresso do evento na loja Espírito do Vinho. Ela fica no Cobal do Humaitá, que na verdade é um espaço muito parecido com o Mercado Municipal de Curitiba. Lá funcionam muitas lojas de vinho, restaurantes, frutarias, peixarias, floriculturas e até um mercado, entre outros pequenos comercios.
Como o evento iniciava às 16:00, passei na loja e falei com os prestativos Murilo e Edmilson. Almocei no Cobal e toquei para o Jockey Club, aliás local belíssimo.
Nessas mostras não dá para tomar todos os vinhos. Seriam para lá de 250 rótulos. O ideal é se concentrar no desconhecido e nos tops, pois assim valorizo o investimento.
Saí com uma sensação de perda por não ter provado tantos espanhóis e franceses como imaginei que conseguiria. Claro que seria ainda mais apertado para mim que estava com a degustação de Domingos Alves de Sousa (DAS) na agenda.
Foi uma aula dirigida pelo próprio Domingos e por seu enólogo Anselmo Mendes . Este, aliás, tem seu projeto próprio de vinhos verdes, os Muros Antigos e Muros de Melgaço. Foi minha primeira vertical. Degustamos Quintas da Gaivosa 1995, 1997, 1999, 2000, 2003 e Reservas Pessoais 1999, 2000. Alguns deles não estão mais disponíveis e ficarão apenas em minhas anotações e na memória. Quem sabe indo ao Douro e convencendo o Domingos a abrir as garrafas...
Quem intermediou foi o renomado Marcelo Copello. Muito interessante as informações que trouxe e melhor ainda as perguntas que colocava sobre a produção e o cultivo.
Beber vinho é um aprendizado sempre. Alguns vinhos ainda estão além dos meus limites. Os mais antigos da DAS e o Barolo Ornato 2001 da Pio Cesare me colocaram esse problema. Ainda não consegui abordá-los de uma maneira que entenda toda sua complexidade e beleza.
Outra coisa importate é conhecer gente nova. Em todos os eventos que participei o saldo humano foi bem positivo. Bati um bom papo com o Joil, um senhor muito simpático. Conheci o Mike que tem um forum de vinho com mais de 1000 usuários e promove eventos. Falei com Sloper de Araujo da Atalaia e Camocim Cafés. Troquei opiniões com uns enófilos mais novos que estavam por lá também.
Quando me dirigia para pegar um táxi e vir para o apê do Rafa, já eram umas 22:30, encontrei com alguns Sommeliers e funcionários da Decanter. Eles estavam marcando de jantar e me chamaram para ir junto. Eu sou curitibano, mas me convidou, estou dentro.
Fomos à Xampanheria. Para minha ingênua surpresa, levaram vários vinhos excelentes com eles que eram as "sobras" das desgutações.
Não contei nem peguei o nome de todos, mas foi um desfile de mais de 10 taças de vinhos diferentes. Entre eles o Luigi Bosca Malbec 1985 e os Gaivosas.
Eles foram todos embora, pois tinham de ir a BH cedo para continuar a maratona. Fiquei mais um pouco na Xampanheria com o último terço do Reserva Especial 2000.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.