quinta-feira, agosto 17, 2006

Santa Helena Reservado Merlot 2003

No inverno 2006 de Curitiba talvez tenha feito só uns 15 dias de clima ameno. E olha que foi acima dos 10ºC. Hoje voltou a refrescar e tomamos uma sopa de mandioca. Não tem jeito de harmonizar sopa de mandioca com vinho!
Abrimos então uma garrafa do Santa Helena Reservado. Como esperado, não era para a combinação funcionar. Apenas tomamos sopa, que vai bem no frio, com vinho tinto, outra coisa gostosa no inverno.
Já foi meu preferido no passado para o custo, contudo a Santa Helena errou em algumas safras da linha reservado, tendo perdido posto para os Concha y Toro reserva.
Este Merlot chileno de 2003 retomou a boa trajetória anterior da vinícula, fazendo um vinho de R$15,00 sem defeitos sérios.
Cor violeta bem para o roxo. Aroma fraco de geléia de ameixa com pouca passagem por barrica, mas apresentando baunilha. Na boca não tem veludo, porém é macio. Final tranquilo, sem amargor.
Como esperamos nesta faixa, parece que a fermentação malolática escondeu os defeitos e produziu um vinho com ar de uvas bem amadurecidas. 13% de álcool.
Excelente compra para o preço! Custo: R$14,90 no Festval.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho que dizer que o blog superou minhas expectativas. Ok, puxando o saco, eu sei que meu irmão manda muito bem, mas o blog está bem legal, com bastante informação que serve tanto para leigos quanto para os mais "esclarecidos".

Anônimo disse...

Uma sugestão: Construa um site simples pra ir catalogando as impressões sobre cada vinho. Conforme o tempo for passando o blog vai andando e as postagens antigas ficam esquecidas.

Anônimo disse...

Blog mirado,meu! Legal, pacas! Ajude nós, vai. Segue a sugesta da rafa. Dá uma catalogada nas degustações. Origem, Uva(s), ano. Rapaz, voce não tem idéia do quanto vai nos facilitar a vida.